Como surgiu a canção "Parabéns pra você"

June 5, 2017

 

Fotografando em uma das festas, vendo toda aquela emoção na hora do parabéns, me surgiu uma grande dúvida: como surgiu a canção “parabéns pra você?”

 

Algumas coisas fazem parte da nossa vida há tanto tempo que não sabemos como surgiram. Eu corri atrás da resposta da minha dúvida e trouxe para vocês o que descobri.

 

 

 

O “Parabéns a você”, popularmente alterado para “parabéns pra você”, chegou ao Brasil na década de 1930 em inglês “Happy Birthday to You”. O compositor e radialista Almirante, da rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escoher uma letra que casasse com a melodia de “Happy Birthday to You”. Cerca de 5 mil pessoas participaram do concurso e a vencedora escolhida pelo júri (composto por imortais da Academia Brasileira de Letras) foi Bertha Celeste Homem de Mello, nascida em Pindamonhangaba. Bertha, na época, tinha 40 anos de idade.

 

Dona Bertha, como era chamada, ficava irritada quando alguém cantava errado um trecho de sua versão. O correto é “Parabéns a você”, e não “pra você”, e “muita felicidade”, no singular.

 

Hoje só temos a agradecer a Dona Bertha por essa canção repetida tantas vezes nas festas de aniversário!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

©2017 By Marcelle Guimarães

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle